"Mesmo que existisse apenas você no seu segmento, ainda assim, haveria a necessidade de promover o seu trabalho."
Cultura de Rua
Segmento / Cadeira
CONSELHEIRO E SUPLENTE
01. Marcelo Moraes
02. Lucas Sixel Caslu
Objetivo
Representar a amplitude da cultura de rua produzida na cidade. Pautando a contemplação de projetos e artistas do gênero na agenda municipal. Dando ênfase a potência criativa que a Cultura Urbana tem na juventude local, especialmente das classes trabalhadoras, entendendo seu desenvolvimento como incentivo econômico e empoderamento cidadão. Contribuir para a democratização plena das políticas públicas de cultura no município de Petrópolis.
meta
Devido ao momento, de pandemia, as metas da gestão são, garantir o destinamento de verbas da cultura, efetivamente, aos artistas. Garantir e fortalecer a aplicação das verbas da lei Aldir Blanc, inclusive através de edital temático. Incentivar o cadastro de artistas da cultura de rua no censo local. Articular formas de veicular e fortalecer a produção local de cultura de rua, perante ao público e aos empresários locais. Trazendo maior estrutura para as produções.
Histórico
Logo no diagnóstico cultural da cidade que precedeu a primeira conferência, o segmento já se fez presente, e no próprio fórum de Cultura. Não sem despertar o preconceito intrínseco da cidade para a produção artística jovem, periférica e preta. Ainda assim, devido a articulação do movimento hiphop local, e suas diversas frentes. Em 2014, foi realizado, através do fundo municipal de cultura, o Festival de cultura urbana de Petrópolis. Evento que foi epicentro de um momento positivo para o segmento. Não só pelo acesso ao fundo de cultura, mas também pela sua articulação orgânica na comunidade. O segmento de cultura de rua, articula iniciativas de relevância pra vida do Petropolitano. Nós últimos editais, 2018 e 2019, tivemos algumas iniciativas contempladas. Demonstrando o preparo da produção local. Apesar de sua força, a cultura de rua não costuma integrar as programações do município, sendo descriminada a espaços específicos e menos destacados. Atualmente o segmento vem se organizando digitalmente e discutindo formas de potencializar a produção existente.