Perguntas Frequentes

"Devemos julgar um homem mais pelas suas perguntas que pelas respostas."

Tire suas Dúvidas

O que é o cadastro municipal de cultura?

É o cadastro oficial da área cultural do município de Petrópolis, agregando artistas e profissionais da cultura,
assim como empresas, espaços, coletivos e projetos culturais da cidade.

Como faço pra me cadastrar?

Entre em www.culturapetropolis.art.br. Na parte superior da pagina há duas opções: Login ou Cadastrar. Clique em Cadastrar.

Quem pode se cadastrar?

Todos os artistas e profissionais da cultura residentes no município. Da mesma forma, empresas, espaços, coletivos e projetos culturais podem ser cadastrados.

Para que serve esse cadastro?

Serve como indicador cultural para políticas públicas do setor cultural.

Tenho que ter registro profissional pra me cadastrar?

Não.

Tenho que ter CNPJ?

Não, e se for esse o caso, no espaço para preenchimento do número do CNPJ é só completar com 000.000.000-00.

Posso me cadastrar como Pessoa Física e Pessoa Jurídica? Como faço?

Sim, você pode e deve se cadastrar como pessoa física e como pessoa jurídica, e nesse caso, o login e a senha serão os mesmos. Você primeiro se cadastra como pessoa física, clicando nessa opção no primeiro espaço, que é “tipo de registro”, preenche os demais espaços e clica em finalizar cadastro.

Depois, para cadastrar a pessoa jurídica você clica em cadastrar novo perfil, e no espaço ‘tipo de registro” clica em pessoa jurídica, preenche os demais espaços e clique em finalizar cadastro. Caso necessário, esse procedimento pode ser feito mais vezes, sempre clicando em cadastrar novo perfil.

O que é ser Gestor / Representante?

É ter o seu nome como responsável legal no contrato social da empresa. Esse termo é pra se afinar á Lei Aldir Blanc, que estabelece a necessidade de um gestor para fins de recebimento de beneficio.

Posso me cadastrar como gestor mais de uma vez?

Sim. Lembrando que, para fins do benefício previsto na Lei Aldir Blanc, se há acumulo de gestão, somente uma estará apta a receber o benefício.

Qual a diferença para currículo, comprovação de atuação cultural e comprovação de experiência cultural?

Currículo e experiência cultural são a mesma coisa, sendo que a sua descrição no cadastro é obrigatória e a sua comprovação é opcional, através de links do Youtube, Facebook, Instagram e outros. No espaço referente à descrição do currículo, coloca-se um resumo profissional e acadêmico com os trabalhos mais consistentes/ relevantes. No espaço referente à comprovação de atuação profissional, coloca-se o material oriundo dos últimos 24 meses, justamente para se afinar aos quesitos da Lei Aldir Blanc.

Cadastrei o Login e Senha, mas não finalizei o Cadastro do Perfil, agora não consigo voltar. Como faço?

Se não finalizou o Cadastro do Perfil, o sistema só reconhecerá o login e a senha como cadastrados, pois os demais dados somente serão armazenados se a opção “Finalizar Cadastro” ocorrer. Nesse caso, faça o login e clique em “Cadastrar Novo Perfil” na sua área do usuário, com o mesmo login e senha anterior. Preencha novamente os espaços e clique em “Finalizar Cadastro”.

O que acontece se não preencher os espaços obrigatórios?

O cadastro não se finaliza. Da mesma forma, o não aceite dos “Termos e políticas de privacidade”, inviabiliza a
finalização do cadastro.

Como eu sei que o cadastro foi realizado?

Após clicar em “Finalizar Cadastro”, aparecerá na tela, caso os espaços tenham sido preenchidos corretamente, “Cadastro realizado com sucesso” e ainda receberá por e-mail a confirmação do mesmo. Além disso, poderá confirmar indo na seção “Perfis Cadastrados” dentro do seu sistema de usuário.

Eu consigo visualizar os perfis de outros cadastrados?

No momento não, mais posteriormente esse cadastro funcionará também como ferramenta de busca.

O que é o “Formulário de diagnóstico do Plano de Cultura" que é pedido para ser preenchido no final do cadastro?

Assim que seu cadastro for finalizado, o sistema abrirá uma tela com um convite para você colaborar com o Plano Municipal de Cultura. Clique no link indicado e você será direcionado para um segundo formulário, onde poderá apresentar as suas opiniões sobre a atividade cultural da cidade de Petrópolis.

O que é o espaço “Fale um pouco de você”?

É o espaço que deve conter as informações mais importantes sobre você, seu coletivo, sua empresa, espaço ou projeto, pois é o que aparecerá em uma sistema de “Busca”, que será implantado futuramente na pagina culturapetropolis.

Faço parte de um coletivo, mas não sou o gestor, mesmo assim posso me cadastrar pelo coletivo?

Sim, porem o CPF, pedido no cadastramento de Coletivos/Companhia deverá ser o do Gestor.

No espaço “Comprovação de Atuação Cultural”, não consigo baixar os meus arquivos, o que faço?

Nesse espaço, cabem apenas dois arquivos até 1 MB, sugerimos que para fins da Lei Aldir Blanc, que pede comprovação de atuação dos 24 meses anteriores, seja anexado um arquivo de cada ano.

Os links pra comprovação de Experiência Cultural precisam ser todos preenchidos?

Não, nenhum deles é obrigatório.

Gostaria de acrescentar uma informação ao meu cadastro, é possível depois de finaliza-lo?

Sim, há a possibilidade de editá-lo. Encontrará essa opção no menu a esquerda como “Perfis cadastrados”. Acesse o perfil que desejar e clique em “Editar Perfil” e atualize as informações.

No cadastro de PJ, espaço, coletivo e projeto aparecem perguntas pessoais, como respondo?

As perguntas pessoais citadas nos cadastros dos tipos acima devem ser respondidas como Sem Declaração/ NA, isto porque, são perguntas obrigatórias para a finalização do cadastro.

No caso acima, como respondo em atividade cultural?

Se não encontrar uma atividade que desempenhe dentro da PJ, espaço, coletivo ou projeto presente nas opções, é só marcar “outros”. Logo em seguida virá a pergunta “Qual” e “Possui DRT ou outro Registro Sindical”, que deverá ser respondida por extenso, e com Sim ou Não, respectivamente.

O que marco em Segmentos?

Esses segmentos presentes são as cadeiras existentes no Conselho Municipal de Cultura de Petrópolis. Você deve marcar aquele que mais te representa, e caso não haja, marque “outro” e descreva no espaço logo abaixo.

Tenho que ter três (03) atividades culturais?

Não necessariamente, só a primeira é obrigatória, as demais ficam a critério do cadastrante.