Estão abertas as inscrições para a segunda edição do Prêmio Marielle Franco de Ensaios Feministas. Organizado pela Editora Contracorrente em parceria com o Instituto Marielle Franco, o Prêmio tem como objetivo reverenciar a memória e a luta da ex-vereadora por meio do incentivo ao pensamento feminista. O concurso vai selecionar um ensaio inédito original com temática feminista para publicação.

Poderão participar do Prêmio Marielle Franco de Ensaios Feministas 2021 pessoas do sexo feminino – cisgênero ou transgênero – com mais de dezoito anos, sendo permitida a participação de autoras brasileiras que vivem fora do Brasil. Cada autora poderá submeter apenas um texto e os ensaios deverão versar sobre um dos seguintes temas: Feminismo e violência contra a mulher; Feminismo e democracia; Feminismo negro; Feminismo e classes sociais; Feminismo e identitarismo; Feminismo e arte; Feminismo e lugar de fala; Teorias críticas do feminismo; O corpo feminino e a sociedade; Feminismo e a pandemia.

É obrigatório que o ensaio seja original e inédito, ou seja, que não tenha sido publicado em formato impresso ou digital. Monografias, teses de doutorado, dissertações de mestrado ou artigos científicos já publicados serão desclassificados, bem como textos do gênero poesia ou prosa.

SERVIÇO