As inscrições para a edição de 2021 do Oceanos estão abertas a partir das 12h – horário de Brasília – da segunda-feira dia 22 de março e se encerram às 23h59 de 18 de abril, domingo. Podem ser inscritos romances, livros de poesia, conto, crônica e dramaturgia publicados entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2020. Concorrem obras editadas em qualquer lugar do mundo, desde que escritas originalmente em língua portuguesa.

A tecnologia desenvolvida pelo Itaú Cultural permite que todo o processo – inscrição no prêmio, avaliação dos livros e determinação dos resultados de cada etapa – seja realizado por meios virtuais. Dessa forma, júris internacionais, compostos de escritores, poetas, professores e críticos literários dos países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) podem ler e avaliar, em uma plataforma digital, os livros que lhes cabem pontuar.

Além do patrocínio do Banco Itaú e da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), de Portugal, o Oceanos 2021 passa a contar com a parceria do Instituto Cultural Vale. O prêmio segue, neste ano, com o apoio do Itaú Cultural, responsável pela governança do projeto, e do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo Verde, e com o apoio institucional da CPLP.