Busca e Pesquisa

"A imaginação é mais importante que a ciência, porque a ciência é limitada, ao passo que a imaginação abrange o mundo inteiro."

Yuri Mendes

Nome Artístico / Nome Fantasia

Pessoa Física -

Ator/Atriz

Sobre

Me chamo Yuri Mendes, tenho 23 anos e sou nascido e criado em Petrópolis, no bairro Morin. Sou ator, músico, video-maker e fotógrafo, ou apenas, artista interdisciplinar. Trabalho profissionalmente com artes cênicas.

Experiência

Yuri Mendes é formado em Bacharel em Atuação Cênica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e em Técnico em Produção Audiovisual, curso de Ensino Médio Integrado realizado no Colégio Estadual Dom Pedro II, em Petrópolis. Suas práticas artísticas estão relacionadas às artes cênicas, audiovisual, fotografia e música. Conheceu a arte teatral ainda criança, fazendo cursos em espaços como Espaço Gênesis de Artes (EGA) e Espaço Cultural Arte na Avenida, entre outros. Em 2012, anos 15 anos, torna-se aluno do Ponto de Cultura Independência é Arte, desenvolvido pela Cia Teatral Língua de Trapo. Posteriormente, entre 2013 e 2015, atua em espetáculos como aluno do ponto de cultura e também como aprendiz da Cia, entre eles “Sonhos de Uma Noite de Verão” em 2014, “Encantarias” em 2015 e (como elenco de apoio) “Petrópolis: Uma Cidade Imperial”, em 2015, além de trabalhar como operador de som em alguns espetáculos da Cia Língua de Trapo. Durante o curso de Ensino Médio Integrado produziu os curta-metragens “Simetria”, na condição de diretor geral, e “Noiva”, na condição de diretor de fotografia, que foi exibido em Festivais de cinema independente como “Cinema 360: Uma câmera na mão e Petrópolis na cabeça” e a “Mostra Geração” do Festival de Cinema do Rio no ano de 2014. Os dois curtas estão disponíveis no Canal do Youtube “EMI – Áudio e Vídeo Petrópolis”. Em 2015, ingressa no curso de Atuação Cênica na UNIRIO e começa a se relacionar também com a cena artística do Rio de Janeiro. Entra para o coletivo Prática de Montação, que investiga questões de gênero e sexualidade nas artes cênicas, trabalhando como ator e músico no espetáculo “Cabeça de Porco” em 2017 e “XINGUELA”, em 2019. Também é integrante da Bamboyá, grupo de dança afro-brasileira, atuando no espetáculo “Dandá: Raiz Sagrada”, em 2019. Em 2020, junto com outros artistas da cidade, cria o coletivo “Denegrindo”, primeiro coletivo de Teatro Negro de Petrópolis, que tem como objetivo trazer o debate racial para a cena artística petropolitana.

E-mail

yuri.mendes.fragoso@gmail.com

Tel. Celular

(24) 9-8864-8049

Tel. Fixo

(__) ____-____

Comprovação Cultural

Redes Sociais

Compartilhe

Compartilhe com seus amigos, familiares e conhecidos esse perfil e ajude mais ainda a divulgar o trabalho desse profissional da cultura!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

MAIS PROFISSIONAIS

Thaissa nascimento

Estudei em cursos livres por 2 anos e me aperfeiçoe em outro curso por mais 1 ano e 8 m...

Leia Mais...

Luísa Vianna

Nasci em Petrópolis. Participei do Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis por 8...

Leia Mais...

Luciane Fortunatto

Luciane Fortunatto Atriz (38.313/RJ), Locutora (10.192/RJ) e Jornalista (29.093/RJ)...

Leia Mais...