Busca e Pesquisa

"A imaginação é mais importante que a ciência, porque a ciência é limitada, ao passo que a imaginação abrange o mundo inteiro."

Yuri Mendes

Nome Artístico / Nome Fantasia

Pessoa Física -

Ator/Atriz

Sobre

Me chamo Yuri Mendes, tenho 23 anos e sou nascido e criado em Petrópolis, no bairro Morin. Sou ator, músico, video-maker e fotógrafo, ou apenas, artista interdisciplinar. Trabalho profissionalmente com artes cênicas.

Experiência

Yuri Mendes é formado em Bacharel em Atuação Cênica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e em Técnico em Produção Audiovisual, curso de Ensino Médio Integrado realizado no Colégio Estadual Dom Pedro II, em Petrópolis. Suas práticas artísticas estão relacionadas às artes cênicas, audiovisual, fotografia e música. Conheceu a arte teatral ainda criança, fazendo cursos em espaços como Espaço Gênesis de Artes (EGA) e Espaço Cultural Arte na Avenida, entre outros. Em 2012, anos 15 anos, torna-se aluno do Ponto de Cultura Independência é Arte, desenvolvido pela Cia Teatral Língua de Trapo. Posteriormente, entre 2013 e 2015, atua em espetáculos como aluno do ponto de cultura e também como aprendiz da Cia, entre eles “Sonhos de Uma Noite de Verão” em 2014, “Encantarias” em 2015 e (como elenco de apoio) “Petrópolis: Uma Cidade Imperial”, em 2015, além de trabalhar como operador de som em alguns espetáculos da Cia Língua de Trapo. Durante o curso de Ensino Médio Integrado produziu os curta-metragens “Simetria”, na condição de diretor geral, e “Noiva”, na condição de diretor de fotografia, que foi exibido em Festivais de cinema independente como “Cinema 360: Uma câmera na mão e Petrópolis na cabeça” e a “Mostra Geração” do Festival de Cinema do Rio no ano de 2014. Os dois curtas estão disponíveis no Canal do Youtube “EMI – Áudio e Vídeo Petrópolis”. Em 2015, ingressa no curso de Atuação Cênica na UNIRIO e começa a se relacionar também com a cena artística do Rio de Janeiro. Entra para o coletivo Prática de Montação, que investiga questões de gênero e sexualidade nas artes cênicas, trabalhando como ator e músico no espetáculo “Cabeça de Porco” em 2017 e “XINGUELA”, em 2019. Também é integrante da Bamboyá, grupo de dança afro-brasileira, atuando no espetáculo “Dandá: Raiz Sagrada”, em 2019. Em 2020, junto com outros artistas da cidade, cria o coletivo “Denegrindo”, primeiro coletivo de Teatro Negro de Petrópolis, que tem como objetivo trazer o debate racial para a cena artística petropolitana.

E-mail

yuri.mendes.fragoso@gmail.com

Tel. Celular

(24) 9-8864-8049

Tel. Fixo

(__) ____-____

Comprovação Cultural

Redes Sociais

Compartilhe

Compartilhe com seus amigos, familiares e conhecidos esse perfil e ajude mais ainda a divulgar o trabalho desse profissional da cultura!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

MAIS PROFISSIONAIS

Fabio Branco

Sou ator Profissional desde 2006 Iniciei no Teatro em 99 com workshop’s com os Profiss...

Leia Mais...

Marcello Melo

Marcello Melo - release Ator, musico e poeta. Corpo, som e palavras. Marcello Melo sab...

Leia Mais...

Luisa alves

Leia Mais...