Busca e Pesquisa

"A imaginação é mais importante que a ciência, porque a ciência é limitada, ao passo que a imaginação abrange o mundo inteiro."

Valéria Wanderley

Nome Artístico / Nome Fantasia

Pessoa Física -

Musicista

Sobre

Experiência

Valéria Cardoso é compositora, cantora, atriz, violonista, professora e produtora cultural. Sua formação acadêmica inclui: mestrado em Ciência da Arte pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e bacharelado em Música – Habilitação em Violão Clássico pela Universidade do Rio de Janeiro (Uni-Rio). Ainda no âmbito universitário, foi professora substituta nas Faculdades de Educação Física e Dança da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), lecionando a disciplina Música e Movimento. Na Cidade Imperial, Valéria foi funcionária concursada (nível superior), com afunção de Animadora Cultural, da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis, atuando na Gerência de Programação Cultural por 14 anos. Em 2015 deixou o Serviço Público para montar sua própria produtora, a Prana Produções e Agenciamentos LTDA, passando a desenvolver seus trabalhos autorais (música, contação de histórias e teatro), com aprovações em editais públicos.Já nos primeiros cinco anos, a Prana desenvolveu em Petrópolis, com verbas do Fundo Municipal de Cultura, os seguintes projetos: O Planeta e suas histórias: o musical do meio ambiente (2016), O Planeta e suas histórias: Circuito das Cachoeiras (2017), João e Maria cantam histórias (2017), Do Tupi ao Guarani: Contos do Brasil (2020) e Polinizando a vida: Arte e Educação Ambiental (2020), todos de autoria de Valéria Cardoso. Integrante da Cia Teatro Livro Aberto (fundada por Sylvia Orthof), Valéria tem atuado, como musicista, diretora musical e atriz em montagens teatrais sob a direção de Fernando Vianna, em Petrópolis. Já em Niterói, na década de 1990, participou do grupo Terceiro Sinal, sendo dirigida por Leonardo Simões nos espetáculos Surileia Mãe-monstrinha, Encontro de Machado de Assis & Artur Azevedo e Várias Histórias de Machado de Assis. Na área da Educação, sua trajetória inclui quinze anos de experiência em sala de aula na Rede Educacional Bom Jesus, como professora de música da Educação Infantil. Valéria também trabalhou na Escola Favo de Mel, onde, além de música, lecionou a disciplina artes para o Ensino Fundamental I e na Escola de Música do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis, como professora de violão e de teoria musical. A maioria dos projetos artísticos da autora nasceram de seu contato diário com as crianças nas escolas em que trabalhou. Como professora, aprendeu a conhecer o imaginário infantil e a se relacionar com ele. Na dupla Verso na Viola: Contação de Histórias, ao lado de Diego Teixeira, Valéria levou para os palcos as músicas e histórias infantis que criou e, atualmente, ministra oficinas de contação de história e musicalização para professores e educadores de escolas municipais. Essas trocas de experiências são sempre enriquecedoras para seu trabalho.

E-mail

valeriacwanderley@hotmail.com

Tel. Celular

(24) 9-9857-7418

Tel. Fixo

(24) 2245-1056

Comprovação Cultural

Redes Sociais

Compartilhe

Compartilhe com seus amigos, familiares e conhecidos esse perfil e ajude mais ainda a divulgar o trabalho desse profissional da cultura!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

MAIS PROFISSIONAIS

Cesar Lemos

Sou baixista da banda DITA que já teve outro nome(SUITE16). Solteiro. Sou comerciário. ...

Leia Mais...

Dominique Rabello

Leia Mais...

Weslei Peter de Oliveira

Leia Mais...