Busca e Pesquisa

"A imaginação é mais importante que a ciência, porque a ciência é limitada, ao passo que a imaginação abrange o mundo inteiro."

Thomaz Brasil

Nome Artístico / Nome Fantasia

Pessoa Física -

Artesão/Artesã

Sobre

Experiência

Formado em Design de Produto pela UFRJ. Sócio de estúdios de design e eventos no Rio de Janeiro entre 1995 e 1999 (Design Machine) e Petrópolis, de 2000 a 2003 (Berner Artes / Berner Brasil). Durante esses anos prestei serviços de design gráfico para clientes, inclusive a extinta Petrotur, e formei parceria para eventos da prefeitura de Petrópolis. Também promovi eventos como o Serra Aventura – Semana de Meio Ambiente 2002, no Palácio de Cristal. Após morar na Inglaterra entre 2003 e 2006, retorno a Petrópolis em janeiro de 2007 e inicio trabalho como artesão, no ofício de Tornearia em Madeira. Participei do projeto de qualificação de artesanato pelo SEBRAE e fui membro, diretor e presidente da Associação Artesanato Petrópolis (2007 a 2010). Desde 2007 desenvolvo objetos decorativos e utilitários torneados em madeira, com grande parte do trabalho usando matéria prima reciclada, recuperada ou coletada. Desde 2008 dou aulas de tornearia em madeira, tendo ensinado o ofício para mais de 200 alunos ao longo destes mais de 10 anos. Como torneiro de madeira, participo de eventos, concursos, faço demonstrações e promovo eventos em todo o país. Participei ativamente do planejamento da Escola de Tornearia em Madeira de Pomerode, SC e, através da Universidade Federal do Pará, participei de projeto de geração de renda com recursos florestais para mulheres em assentamentos na floresta amazônica de 2016 a 2018. Sou curador do coletivo de artesãos Manualidades Arte e Design, que tem o intuito de promover o artesanato e a arte local através de eventos, cursos e atividades variadas em Petrópolis. Como Músico, sou compositor e guitarrista do grupo Fraternidade da Pedra, que se apresenta em casa noturnas, bares e eventos por todo o estado do Rio de Janeiro, tendo tocado em Petrópolis em várias edições do Solstício do Som e em casas como o Estúdio Aldeia e outras. Também já se apresentou em locais como o Centro de Referência da Música Carioca, no Rio, e na Feira Literária de Mambucaba, em Angra dos Reis. A Fraternidade da Pedra tem dois EPs lançados, sendo o segundo – Amor e Velocidade – em 2019. As músicas da Fraternidade da Pedra podem ser acessadas na plataforma SoundCloud e no Youtube.

E-mail

contato@thomazbrasil.com.br

Tel. Celular

(24) 9-8815-7455

Tel. Fixo

(__) ____-____

Comprovação Cultural

Redes Sociais

Compartilhe

Compartilhe com seus amigos, familiares e conhecidos esse perfil e ajude mais ainda a divulgar o trabalho desse profissional da cultura!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

MAIS PROFISSIONAIS

ARTE DAS PRETAS

Leia Mais...

Artemadeira

ArteMadeira é projeto de inovação tecnologia social fomentado pela FAPERJ em 2012, apo...

Leia Mais...

Sonyarte

Sou artesã a 28 anos, sou presidente da associação Unidos pela arte de Petrópolis, tra...

Leia Mais...