"A imaginação é mais importante que a ciência, porque a ciência é limitada, ao passo que a imaginação abrange o mundo inteiro."
Raquel Theo
Nome Artístico / Nome Fantasia
Pessoa Física -
Ator/Atriz
Sobre
Raquel Theo, iniciou sua carreira como atriz em 1998, tendo como principal abordagem o teatro
de rua e a cultura popular brasileira. Sua pesquisa em torno do palhaço e da comicidade se inicia
em 2007. Participou de espetáculos e intervenções com os grupos Teatro de Anônimo, Centro
Teatral e Etc e tal, Teatro Circense Andança, Cia frita, entre outros. Seus últimos trabalhos cênicos
como palhaça são O incrível encontro de CUCARACHA e THEOBALDA, Noites de Parangolé,
Atelie do Riso Encena, Classics by Jango Edwards e A Fantástica Baleia Engolidora de Circos.
Dentre os principais encontros e festivais de palhaçaria que participou estão “Anjos do
Picadeiro”, “Festclown”, “Festival internacional SESC de Circo” e “Encontro Palhaços em todo Lugar”.
Experiência
Raquel Theo, que iniciou como atriz em 1997, tendo como principal abordagem o teatro de rua e a cultura popular brasileira. Sua pesquisa em torno do palhaço e da comicidade se inicia em 2007. Participou de espetáculos e intervenções com os grupos Teatro de Anônimo, Centro Teatral e Etc e Tal, Teatro Circense Andança, Cia frita, entre outros.
Seus últimos trabalhos cênicos são: Noites de Parangolé, Ateliê do Riso Encena, Classics by Jango Edwards, A Fantástica Baleia Engolidora de Circos e CUCARACHA E THEOBALDA. Desde 2012 circula pelo país com o espetáculo A Fantástica Baleia Engolidora de Circos – Cia Frita.
Atualmente faz parte da dupla de palhaças CUCARACHA E THEOBALDA, e desenvolve periodicamente material audiovisual para mídias sociais.
Dentre os principais encontros e festivais de palhaçaria que participou estão O Anjos do Picadeiro, Festclown-DF, Festival internacional SESC de Circo – SP e Encontro Palhaços em todo Lugar.
Formada em Moda e Figurino. Especializou-se em oficinas de cenografia e figurino com Colmar Diniz, Rosa Magalhães e Emília Duncan. Integrou a equipe de figurino da minissérie JK e da novela Bang Bang, em 2005. Atuou como diretora de arte em diversos espetáculos, dentre eles Zarak Show e Depois da Chuva no qual ganhou o Prêmio Maestro Guerra Peixe 2011. Raquel Theo foi indicada ao Prêmio Zilka Sallaberry 2013 pelo figurino de A Fantástica Baleia Engolidora de Circos e indicada ao Prêmio Zilka Sallaberry 2017/2018 pelo cenário do espetáculo João o Alfaiate – um herói inusitado. Desenvolveu figurinos para os espetáculos Melhor dos Mundos, direção Álvaro Assad, Fim de Partida, Cia Alfandega 88, direção de Danielle de Farias. Em 2014 desenvolveu cenário e figurino para espetáculos O Princípio da Casa dos Pombos, direção Alice Ripoll, Retratos, direção Cristina Moura entre outros. Em 2015 assina o figurino dos espetáculos Pé de Vento Cabeça no Chão e Bô, da Cia R.E.C, Eles não usam tênis Naique, da Cia Marginal, o cenário de Carrilhão, direção de Daniela Carmona e Adriano Basegio, em parceria com Flavio Souza, assina o figurino do musical Contra o Vento, de Felipe Vidal, dentre outros. Em 2017 assina cenário do espetáculo O alfaiate, Um herói inusitado, da Cia Teatral e Etc e Tal, e do espetáculo Tempo e(m) Movimento, com a trapezista e dançarina aérea Rosiris Garrido.
Assina figurino para o espetáculo Há mais Futuro que Passado, do Complexo duplo, com direção de Daniele Ávila Small e direção de arte para o videoclipe da banda Hover. Por meio do projeto de ocupação da CAIXA Cultural ministra desde 2013 a oficina Prática de Figurino com Raquel Theo, passando pelas principais capitais do país, dentre elas São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Salvador, Brasília, Recife, Fortaleza, São Luís, Rio Branco.
Prêmios e indicações:
Prêmio Maestro Guerra Peixe 2011 – direção de arte do espetáculo DEPOIS DA CHUVA
Prêmio Funarte Carequinha de Estímulo ao Circo 2012 – montagem de espetáculo com a Cia Frita
Indicada ao Prêmio Zilka Sallaberry 2013 – figurino do espetáculo A FANTÁTICA BALEIA ENGOLIDORA DE CIRCOS
Indicada ao Prêmio Zilka Sallaberry 2017/2018 – Cenário do espetáculo JOÃO O ALFAIATE – UM HERÓI INUSITADO
Indicada ao Prêmio CBTJI de Teatro para Crianças 2017 – Cenário e programação visual do espetáculo JOÃO O ALFAIATE – UM HERÓI INUSITADO
Indicada ao Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem 2017 – Cenário do espetáculo JOÃO O ALFAIATE – UM HERÓI INUSITADO