"A imaginação é mais importante que a ciência, porque a ciência é limitada, ao passo que a imaginação abrange o mundo inteiro."
Priscila Castro
Nome Artístico / Nome Fantasia
Pessoa Física -
Coreógrafo(a)
Sobre
Graduada em Educação Física e Dança com DRT e CREF. Especializações; Instrutora de Ballet Clássico(CQID), Forró(Pé Descalço), Zumba(ZIN). Desenvolvimento e Liderança(INEX), Inteligência Emocional(Polozi), HOLO8(Ourives Quântum Hertz. Fundadora, diretora, coreógrafa e produtora do Studio, Centro Cultural e Cia de Dança Hip-Boi. Co-produtora dos festivais “Dançar por Dançar” e “Dançar por Aí”. Integrante da comissão de projetos do Segmento da Dança no IMCE. Pesquisadora “Índios coroados”.
Experiência
Bailarina desde os 5 anos, iniciou sua carreira ainda aos 14 anos quando adquiriu seu registro profissional de Artista Bailarina e também começou a ministrar aulas.
Formada em Educação Física e Dança, tem diversas especializações em diferentes áreas.
Em 1999 iniciou carreira de produção cultural onde atua até hoje. Destaca-se pelo trabalho desenvolvido à frente do Hip-Boi onde criou e produziu os eventos: Feira Cultural, Mostra de Dança de Alunos e espetáculos diversos de Hip-Boi, Danças Urbanas, Dança do Ventre e Jazz.
Além deste, também atua e produz: Forró (Forró na Serra, Unidade Móvel Pé Descalço e Esquenta ForAll), Co-Produtora “Festival Dançar por Dançar” e “Festival Dançar por Aí”
Foi a primeira Conselheira Titular do Segmento da Dança no CMC quando criado em 2006.
Se destaca há 20 anos por seu trabalho pioneiro de pesquisa e divulgação da Dança e da cultura do Boi-bumbá de Parintins do Amazonas.
Teve seus projetos aprovados em diversos editais, entre eles, o “Ciranda das Artes” e “Ciranda das Artes nas comunidades” no qual se inscreveu e foi aprovada por 10 anos consecutivos nos editais da antiga Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis, agora IMCE.
Atualmente realiza anualmente intercâmbio cultural em parceria oficial com o Boi-bumbá Caprichoso em Parintins-AM e permanece à frente do Centro Cultural Hip-Boi onde coordena o Studio e a Cia de Dança com os quais recebeu vários prêmios, títulos e homenagens como bailarina, coreógrafa, diretora e produtora cultural.
Dentre os prêmios destacam-se:
* Prêmio Padre Quinha – 2019
* Prêmio “Oscar Naval de Cultura” – Rio de Janeiro 2016
* Vencedora do Prêmio “É Festa – Os Melhores da Arte Cultura e Lazer de Petrópolis” na Categoria Dança. (2006, 2007, 2008, 2009 e 2010)
* Prêmio especial “Hours Concurs” no Prêmio É Festa 2010
* Personalidade Petropolitana 2004 – Padre Jac
* Vencedora do Prêmio “Maestro Guerra Peixe de Cultura” – Produção Cultural do Festival Dançar por Dançar (2018)
* Indicada ao Prêmio Maestro Guerra Peixe de Cultura 2015 e 2017 – Categoria Dança