Busca e Pesquisa

"A imaginação é mais importante que a ciência, porque a ciência é limitada, ao passo que a imaginação abrange o mundo inteiro."

Aprendiz de Canarinho

Nome Artístico / Nome Fantasia

Espaço -

Outra

Sobre

Experiência

Em 2011, o Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis foi escolhido como um dos Pontos de Cultura do Município de Petrópolis, dentro do “Programa Mais Cultura”, do Ministério de Cultura, através da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro. Desde desta data as atividades desse Ponto de Cultura, nunca foram interrompidas, mesmo neste momento de isolamento e afastamento social. Atualmente, temos 29 crianças no Curso de Aprendiz de Canarinho. Este curso tem duração de um ano e prepara as crianças para ingressarem no Coral dos Canarinhos de Petrópolis e no Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis. A oficina de seleção, ocorre entre os meses de setembro a dezembro, em que as crianças são examinadas quanto à afinação, ritmo e qualidade vocal. A oficina está à disposição de qualquer criança que tenha interesse musical, e que esteja na faixa dos 8 ou 9 anos de idade, cursando o 3º ano do Ensino Fundamental. A grande maioria dos inscritos é proveniente das escolas públicas do município de Petrópolis. A divulgação do Projeto é feita nas redes sociais, televisões, rádios e há também a distribuição de folders nas escolas da cidade e em alguns pontos comerciais que apoiam o projeto. Uma vez aprovados na oficina, as aulas se iniciam no ano seguinte. No mês de fevereiro, as crianças passam por uma fase de adaptação, com aulas de musicalização incluindo diversas atividades lúdicas. Nessa primeira fase, são transmitidas as noções de coletividade e cooperação, normas de conduta como “saber ouvir” e respeitar o espaço do outro, a importância do silêncio para desenvolver a atenção e a concentração, e outras habilidades necessárias para integrar um grupo cujo principal objetivo é realizar um trabalho de qualidade, cultivando a boa música e levando a arte para todas as plateias. Os valores humanos também são amplamente abordados e desenvolvidos, assim como a auto-estima. Devido ao isolamento imposto pela pandemia, as atividades estão acontecendo no formato virtual desde o dia 06 de abril, a plataforma utilizada é o Zoom, as aulas acontecem nas terças e quintas-feiras, de 8h30 às 11h, com os alunos divididos em 3 turmas. Esses alunos recebem aula de teoria musical, ritmo, solfejo, canto coral e flauta. Dos 29 alunos que permanecem com aulas online, dois não possuem acesso à internet, entretanto, esses alunos não serão desligados do curso, quando retornarmos as atividades presenciais receberão aulas de reforço para que possam equiparar o conhecimento adquirido com os demais alunos. Continuamos a fazer o acompanhamento pedagógico de todos os alunos, realizando conselhos classe para a avalição dos alunos e dos métodos utilizados, além de atendimento aos pais através do agendamento de reuniões virtuais. Em tempos normais o curso oferece aos alunos alimentação gratuita, nos dias que frequentam as aulas.

Endereço (Cidade, Bairro, Rua e Cep):

Petrópolis

- Centro -

Santos Dumont -

25730-650

E-mail

rose.mello@canarinhos.com.br

Tel. Celular

(98) 1-2453-56__

Tel. Fixo

(24) 2104-4100

Comprovação Cultural

Redes Sociais

Compartilhe

Compartilhe com seus amigos, familiares e conhecidos esse perfil e ajude mais ainda a divulgar o trabalho desse profissional da cultura!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

MAIS PROFISSIONAIS

Leia Mais...

Silva

Servidora concursada, nível superior da Prefeitura de Petrópolis, cargo de museóloga. A...

Leia Mais...

centro de treinamento suspeito segredos da mata

Me chamo Júlio César, graduado ao 3 grau de Mestrando pelas mãos do meu Mestre Índio pr...

Leia Mais...