Busca e Pesquisa

"A imaginação é mais importante que a ciência, porque a ciência é limitada, ao passo que a imaginação abrange o mundo inteiro."

Nicole Pinheiro

Nome Artístico / Nome Fantasia

Pessoa Física -

Preparador(a) da Voz

Sobre

Enquanto artista, busco referenciar ao máximo tudo o que me inspira e me transcende, tanto musicalmente quanto teatralmente, sendo estas as duas áreas em que meu corpo está mais presente e vivo. Como tutora musical em constante aprendizado, utilizo a mesma vertente de acordo com as demandas dos meus alunos, buscando sempre suscitar em suas descobertas tudo aquilo que significa arte para eles, tudo o que os move de maneira sobrenatural em seu canto e tudo o que se pode fazer quando a interpretação da arte em si fala mais que a pura técnica, a maneira convencional de se fazer. Busco pluralidades e me redescubro a cada aula, a cada espetáculo, a cada show e a cada escuta. Em síntese, sou uma artista que imagina a expressão como para além de mim, sendo mais um instrumento que um agente. E em toda essa trajetória, ainda encontro desafios que precisam ser desvendados, mas que motivam o crescimento mais do que os aplausos.

Experiência

Nicole Pinheiro é cantora, professora de canto e atriz. Iniciou seus estudos no canto lírico, tendo participado do coral das Meninas Cantoras de Petrópolis e do coral das Princesas de Petrópolis, desde os dez anos de idade. Neste último, foi solista e participou de eventos de grande porte, em lugares como o Copacabana Palace e o Shopping Downtown, no Rio de Janeiro. No teatro, iniciou seus estudos de forma amadora, na Sociedade Teatral Karikattus – STK, onde protagonizou sua primeira peça, “A Família Perfeita”, com apresentação no auditório do Teatro Santa Cecília. Em 2017/2018, se aventura na música popular, cantando em eventos locais como o Natal Imperial e participações na Compir – Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, voltados a representatividade negra na cidade, além de pequenas apresentações em pubs. Esteve presente como convidada no show anual do Coral dos Anjos. Paralelamente, inicia profissionalmente no teatro, atuando também como cantora em todos os projetos. Integra o elenco de A Escrava Isaura, do Coletivo Foco de Teatro, com apresentações no Palácio de Cristal, Theatro Dom Pedro e no Festival Nacional de Teatro, em Duque de Caxias, e no Auto de Natal, também no mesmo coletivo, com apresentações no parque de Itaipava, no Sesc Nogueira e Palácio de Cristal. Também inaugura os estudos no curso técnico de teatro do ITB, com bolsa integral. Em 2019, continua realizando apresentações em pubs e em intercâmbio com a cidade de Juiz de Fora, com a montagem autoral de um espetáculo de teatro musical pelo Projeto Orfeu, de um recital de árias italianas e da montagem da ópera encenada de Henry Purcell, Dido & Aeneas, de estreia no tradicional Cine Theatro Central, pela UFJF. Ainda em 2019, começa a lecionar canto e técnica vocal pela Escola Liberartty, em Juiz de Fora, e aulas particulares. Atualmente, se propõe ao estudo de linguagens artísticas africanas e afro brasileiras, além de integrar o coletivo Denegrindo, o primeiro de teatro negro da cidade de Petrópolis. É graduanda em Letras, com ênfase em Literatura, da UFJF.

E-mail

nicolepinheiroj@gmail.com

Tel. Celular

(24) 9-9211-8332

Tel. Fixo

(24) 9921-1833

Comprovação Cultural

Redes Sociais

Compartilhe

Compartilhe com seus amigos, familiares e conhecidos esse perfil e ajude mais ainda a divulgar o trabalho desse profissional da cultura!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

MAIS PROFISSIONAIS

Não existem outros profissionais dessa mesma área cadastrados.