Por ser um país de proporções continentais, o Brasil revela-se como um dos maiores celeiros culturais do mundo, onde a diversidade compõe essa aquarela de cores, músicas, manifestações religiosas, pratos típicos, expressões teatrais, expressões visuais, vestimentas entre diversos outros aspectos que definem a cultura de um povo.
Valorizar nossos mestres, reverenciar os anciãos e incentivar os novos talentos é sempre um desafio para os educadores e agentes culturais. Dessa maneira atua o Tarrabufado Cultural, através de pesquisas e da realização de projetos focados na cultura, informação, capacitação, formação de platéia e entretenimento para a população.
OBJETIVO
Com o mundo cada vez mais dinâmico, e atualmente, enfrentando uma crise sanitária e econômica sem precedentes, o Tarrabufado Cultural, busca agregar os valores culturais, alinhado ao bem-estar e a uma consciência mais humanitária.
Pontuar a informação como base essencial na formação de cada indivíduo. Não somente o entretenimento pela diversão, mas sim pela evolução como seres humanos.
Difundir a cultura em locais de poucos recursos e buscar favorecer um pensamento autocrítico de cada indivíduo.
Valorizar em vida, os mestres e reconhecê-los como agentes que transformaram seu meio e muito contribuíram/contribuem com a nossa cultura.
Criar ferramentas e soluções de aprendizado e estímulos para as crianças, adolescentes e todos os novos talentos que precisem de orientações.
QUEM SOMOS
Idealizado e coordenado por Mirele Maravilhas (arte-educadora, cantora, brincante, produtora e terapeuta) e seu companheiro Guilherme Mará (músico, arranjador, compositor e professor), o Tarrabufado Cultural foi um desdobramento do Núcleo de Pesquisa e Expressão da Sanfona de 8 Baixos do Brasil que iniciou-se em 2013 pela necessidade de reconhecer, mapear e divulgar os tocadores da sanfona de 8 baixos (no qual Mará é exímio tocador – discípulo do mestre Zé Calixto). De origem carioca, o casal, por conta de suas pesquisas, foram morar no sertão do cariri cearense, na cidade do Crato, Ceará, ao pé da chapada do Araripe. Foram dois anos de muitas pesquisas, amizades e como resultado surgiu o projeto Sanfonada Brasileira, o Encontro de Gerações e a oficina de musicalização a partir dos ritmos nordestinos.
Depois do mergulho em terras Cariris no Sertão do Ceará e de passagens por João Pessoa e pela Serra do Caparaó, o casal e sua filha, estabeleceram moradia na cidade serrana de Petrópolis, Rio de Janeiro, desde 2017. Com o intuito de trazerem a cultura nordestina à cidade imperial, Mirele criou o grupo Arte de Brincantes, dedicados aos ritmos e danças folclóricas do norte/nordeste. Paralelamente, criou a Sanfonada Brasileira, que com apoio do SESC Quitandinha, realizou mais cinco edições trazendo muita alegria e informação ao público petropolitano. Desse projeto, através do mapeamento dos sanfoneiros da região, Guilherme Mará idealizou e criou a Orquestra Sanfônica de Petrópolis, que em um ano de vida, já faz parte dos eventos da cidade.
Outros projetos também foram surgindo, como “Brincando de Brincantes” – direcionado ao público infantil, o “Forrofiando uma história” – apresentação musical com conteúdo didático e o “Fole e Folia” – uma junção entre o Arte de Brincantes e a Orquestra Sanfônica de Petrópolis e que através de uma oficina de percussão, formou-se um bloco de carnaval forrozeiro. O sucesso foi total, e muita alegria se espalhou pela cidade, no carnaval de 2020.
PRINCIPAIS PROJETOS REALIZADOS
Sanfonada Brasileira edição Cariri 2015
Oficinas de musicalização para escolas públicas no Crato, realizadas na ONG Beatos, Crato, CE. 2016
Encontro com os 8 Baixos 2015 E 2016
Encontro de Gerações de 8 Baixos 2014/2016
Grupo Arte de Brincantes 2017
Fórum Forró de Raiz – Teresópolis – 2018
Semana Ser Nordestino – 2018
Tem Forró no Trem – 2018
ForróFiando uma História – SESC Nogueira – 2018/2019
Sanfonada Brasileira – UFF 2016 -SESC Quitandinha (5 edições) – 2018 e 2019.
Mará e seu Tarrabufado Musical – Festival de Inverno SESC – 2019
Dia do Nordestino – Casa Cláudio de Souza – Petrópolis 2019
Orquestra Sanfônica de Petrópolis – Natal Imperial 2019
Dia Nacional do Forró – Forrofiando uma História – 2019
Oficina de percussão “Fole e Folia” – Janeiro/Fevereiro 2020
Carnaval Imperial “Fole e Folia” 2020
Nordeste na Feira 2020
Roda de Forró Dá Choro 2020