Busca e Pesquisa

"A imaginação é mais importante que a ciência, porque a ciência é limitada, ao passo que a imaginação abrange o mundo inteiro."

Michele Ramos

Nome Artístico / Nome Fantasia

Pessoa Física -

Cantor(a)

Sobre

Cria de Projeto Social: Coral das Escolas Municipais de Petrópolis. Estudante de Interpretação de Música do Repertório entre os Séculos XVII e XIII.

Experiência

Michele Ramos é Bacharel em Canto pela UFRJ. Iniciou-se no canto coral com 12 anos de idade, em sua cidade natal. Participou nos grupos mais expressivos da cidade, como o Coral Municipal de Petrópolis, Coral da Universidade Católica de Petrópolis e Coro Contraponto, atuando como coralista e soprano solista. No Coro Contraponto, solou na cidade de Lindenholzhausen, Alemanha, onde obteve medalha de ouro na categoria coro misto, em 2005. No Rio de Janeiro, foi integrante do Madrigal Contemporâneo, Coro Sinfônico do Rio de Janeiro, Conjunto Caliope, Brasil Ensemble da UFRJ e Coro da Associação de Canto Coral, também atuando como coralista e soprano solista nestes grupos, e da Cia Bachiana Brasileira, onde atuou como monitora do naipe e solista em diversas ocasiões. Atuou em duas operas infantis com papéis protagonistas, pelo Projeto “A Escola vai a Ópera” (“Joca, Juca e o Pé de Jaca” e “O Cavalinho Azul”) — e também mais duas pelo projeto “Ópera na UFRJ” ( ”O Diletante” e “O Professor de Música”). Em seu currículo, constam estreias mundiais, como a Ópera “O Diletante”, de João Guilherme Ripper (2014), ”Tarde de Domingo”, de Lylian Romero (2016), o “M’ûnkulu”, de Filipe de Mattos Rocha (2016), e “Por quê?” para Coro, Orquestra e Solistas, de Edmundo Villani-Côrtes (2019), e estreias contemporâneas do “Stabat Mater”, de Tommaso Traetta e das “Vésperas do Sábado Santo”, de Manoel Dias de Oliveira. Também constam gravaçoes de CDs, como o “Requiem” de W. A. Mozart, com a Orquestra Barroca de Juiz de Fora (primeira do Brasil com instrumentos de época, em 2013), e “Imagens do Brasil”, “Alberto Nepomuceno: 150 anos”, com o Coral Brasil Ensemble e “Música Sacra Brasileira do Século XIX”, com o Conjunto Sacra Vox. Atualmente, faz parte do Conjunto Anima e Cuore da UCP e do Conjunto Sacra Vox, atuando como solista. Realiza masterclasses periodicamente, aperfeiçoando seus estudos com nomes, como Licio Bruno, Neyde Thomas, Martha Herr, Dominique Visse, Maria Cristina Kiehr, Rodrigo del Pozo, Marília Vargas, Francisco Campos, dentre outros.

E-mail

michele.ramos@yahoo.com.br

Tel. Celular

(21) 9-9308-3908

Tel. Fixo

(__) ____-____

Comprovação Cultural

Redes Sociais

Compartilhe

Compartilhe com seus amigos, familiares e conhecidos esse perfil e ajude mais ainda a divulgar o trabalho desse profissional da cultura!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

MAIS PROFISSIONAIS

Dom Pacha

Leia Mais...

Ayan Valle

Sou cantor e compositor. Já participei de vários eventos na cidade, como: Exposição ...

Leia Mais...

George Marley

George Marley é sanfoneiro, cantor e compositor. Foi criado freqüentando a Feira de Tra...

Leia Mais...