Busca e Pesquisa

"A imaginação é mais importante que a ciência, porque a ciência é limitada, ao passo que a imaginação abrange o mundo inteiro."

Mario de Aratanha

Nome Artístico / Nome Fantasia

Pessoa Física -

Fotógrafo(a)

Sobre

Videomaker, produtor de discos, artista fotógrafo. Ex-repórter (AP,JB), fundou a Kuarup Música. Co-diretor da Cineviola Filmes e Comunicação Ltda. Editor responsável da Revista Malasartes.

Experiência

Mario de Aratanha é produtor, diretor e editor de música e vídeo, com mais de 40 anos de experiência, mais de 200 discos e DVDs em seu currículo, além de centenas de espetáculos em teatros do Brasil, Europa e Estados Unidos. Como artista fotógrafo, frequentou a histórica Turma da Gravura da Urca, foi editor responsável da revista Malasartes, foi selecionado para o Salão Nacional de Arte Moderna e expôs no MAM durante o Salão JB. Recentemente fez duas individuais em Petrópolis, nas Galerias Venina e Fefafez. De uma família de fotógrafos premiados, dividiu com irmãos e primos as paredes dos Centros Culturais dos Correios em Juiz de Fora e Fortaleza, na expo multimidia 6XAlbano. Ex-jornalista (AP, Jornal do Brasil…), Mario fundou e dirigiu a mais antiga gravadora independente do país, a Kuarup Música, por 32 anos, e hoje se dedica à Cineviola Filmes, fundada por sua companheira Jeanne Duarte. No estúdio, no palco ou no set, já trabalhou com nomes importantes como os jazzistas Sarah Vaughan, Oscar Peterson e Earl Hines, os clássicos Lorin Maazel, Isaac Stern e Claudio Arrau, as estrelas da dança Maurice Béjart, Alvin Nikolais e Jorge Donn, e muitos outros, como Astor Piazzolla, Paco de Lucia e Mercedes Sosa. A maioria de suas produções está ligada à música e aos músicos brasileiros do mais alto nível, como Egberto Gismonti, Hermeto Pascoal, Lenine, Paulo Moura, Arthur Moreira Lima, Guinga, Xangai, Elomar, Sivuca, Renato Teixeira, Vander Lee, etc. Parceiro da Luz Produções há 25 anos, tendo dirigido artisticamente dezenas de espetáculos e séries musicais. Este ano estreou no cinema, assinando a produção musical da trilha do filme Bach in Brasil, uma co- produção da Conspiração Filmes com a alemã Forseesense. Duas vezes ganhador do Latin Grammy e com mais de 20 outros prêmios nacionais e internacionais, ele produziu a maior coleção de Villa-Lobos tocado por brasileiros, incluindo a primeira gravação completa de seus Quartetos de Cordas, apontada pelo New York Times como entre “as melhores do ano.” Sua produtora de vídeos – www.cineviola.com.br – já realizou mais de 30 DVDs e curtas nos útimos anos. Exemplos são Maria Bethânia & Omara Portuondo, Mônica Salmaso canta Chico Buarque, Arranco de Varsóvia & Martinho da Villa, Chico Lobo & Pedro Mestre (este gravado no Brasil e Portugal).

E-mail

mariodearatanha@gmail.com

Tel. Celular

(21) 9-9433-6051

Tel. Fixo

(__) ____-____

Comprovação Cultural

Redes Sociais

Compartilhe

Compartilhe com seus amigos, familiares e conhecidos esse perfil e ajude mais ainda a divulgar o trabalho desse profissional da cultura!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

MAIS PROFISSIONAIS

Renne Raibolt Fotografias

formado em Fotografia a 32 anos trabalhando nessa área. Artista da Exposição Fotográfic...

Leia Mais...

Yuri Araujo

Sou fotógrafo, nascido na cidade Imperial. Trabalho com fotografia há mais ou menos 3 a...

Leia Mais...

tvlisboa

Meu nome é Thiago, sou formado pela universidade Estácio de Sá em Comunicação social no...

Leia Mais...