"A imaginação é mais importante que a ciência, porque a ciência é limitada, ao passo que a imaginação abrange o mundo inteiro."
ICR
Nome Artístico / Nome Fantasia
Espaço -
Outra
Sobre
Somos um grupo de pessoas que acredita na cultura como ferramenta de inclusão social, que atua em Petropólis desde 2015 com a organização do Festival AgroSerra da Roça ao Prato. Em fevereiro de 2019, foi criado oficialmente o Instituto Caminho da Roça(ICR) que é responsável pela organização do AgroSerra e também promove aulas de música, literatura e fotografia. Ainda possui uma biblioteca pública e um projeto de empreendedorismo feminino na zona rural.
Experiência
Criamos e organizamos há 6 anos o Festival AgroSerra da Roça ao Prato, um evento que acontece na Praça de Secretário, em julho e em outubro, no Palácio de Cristal. Trata-se de um festival para divulgar produtos da gastronomia e cultura local e o artesanato. Além disso, são realizados oficinas de arte, como cerâmica, pintura, gastronomia, agroecologia e show musical com artistas petropolitanos. Também criamos o prêmio Talentos da Roça, que tem como propósito eleger dois empreendedores de destaque. O AgroSerra é produzido pelo Instituto Caminho da Roça(ICR), com sede alugada na Vila de Secretário, onde desenvolvemos iniciativas como o PROJETO SOL, de ensino de violão, teclado e coral com 70 alunos matriculados. Também conduzimos há cinco anos, um projeto de fotografia chamado “OLHAR” que tem como objetivo promover, por meio da fotografia, o sentimento de pertencimento local. Nos últimos cinco anos, 90 adolescentes ( de Secretário e Centro de Petrópolis) fizeram parte do projeto que prevê aulas teóricas e práticas de fotografia e uma exposição com as fotos no Festival AgroSerra. Durante a pandemia, o Projeto Olhar criou um “sub projeto” chamado “O QUE VEJO NA MINHA JANELA”, que incentivou a postagem de fotos em nossas redes sociais sobre o que as pessoas visualizavam de sua janelas durante o isolamento social. Recebemos cerca de 200 fotos que passarão por uma curadoria e serão selecionadas 25 fotos que farão parte de uma exposição durante o projeto ARTE NA Praça em 2021. Este evento, também produzido pelo Instituto, estava todo preparado para acontecer em abril deste ano mas foi suspenso por conta da COVID19. Muito importante citar, a biblioteca pública do ICR que já emprestou cerca de 600 livros e a pandemia interrompeu ma Maratona LIterária que estava acontecendo entre os adolescentes e jovens e será retomada logo que os procedimentos de saúde permitirem . No área do artesanato, o ICR criou um coletivo NÖS MULHERES DE SECRETÄRIO para ministrar aulas de costura, croché e macramé, além dos cursos de gastronomia. Também promovemos eventos pontuais na Praça de Secretário, como a apresentação de um esΩpetáculo circense na Praça de Secretário em outubro do ano passado e o Carnaval com o Bloco Caminho da Roça. As portas de ferro de nossa sede também passaram por um banho de arte, no início deste ano : o pintor de arte urbana, Walace Pato, com a ajuda dos adolescentes de Secretário, fizeram das portas uma tela e pintaram uma cena do cotidiano do ICR. Desde de março deste ano, o ICR vem desenvolvendo além do projeto O que vejo na Minha Janela, video aulas de violão, além do empréstimo de livros . Também nos transformamos em um ponto de assistência social de abril a agosto, arrecadamos 3 toneladas de alimentos, roupas e agasalhos de frio e o nosso coletivo de mulheres artesãs confeccionou cerca de 800 máscaras que fora distribuídas gratuitamente para a comunidade. Para o ICR, a cultura é a ponte da transformação social e econômica.