Busca e Pesquisa

"A imaginação é mais importante que a ciência, porque a ciência é limitada, ao passo que a imaginação abrange o mundo inteiro."

Cineclube Raul Lopes

Nome Artístico / Nome Fantasia

Espaço -

Cineclubista

Sobre

O Cineclube Raul Lopes é um espaço de convivência e de debates sobre filmes. Sem fins lucrativos, era um suporte pedagógico para as atividades da Escola Cultural e aberto ao público.

Experiência

Cineclube físico e agora online: O Cineclube Raul Lopes é um espaço de convivência e de debates sobre filmes. Sem fins lucrativos, era um suporte pedagógico para as atividades da Escola Cultural e aberto ao público. A programação de 3 a 4 dias semanais, contava com Mostras temáticas ou “de sugestão dos amigos”; filmes inéditos em Petrópolis aos sábados e eventos mensais às sextas como “Cinedebate dos Idiomas” (debate no idioma do filme exibido, mediado por um Professor da Escola Cultural); “CineFilô” e “Debate com convidados” – professores ou especialistas, ou às vezes o próprio diretor do filme exibido. Com direção de Lilia Monteiro, o cineclube leva o nome de um ilustre cidadão de Petrópolis, que além de cineclubista – Cineclube Chaplin na década de 80 – participou ativamente na construção e resgate da cultura da cidade. O Cineclube Raul Lopes funcionava na residência em que morou quando era vivo, para nos inspirar em nossos encontros! Para participar das sessões e debates presenciais era necessário fazer reservas, pois o Cineclube tem apenas 20 lugares. As sessões eram gratuitas, mas os participantes eram estimulados a contribuírem voluntariamente para a manutenção do espaço que oferecia café, bolinho e pipoca! Hoje, as sessões acontecem por meio do aplicativo Zoom, de quinta a domingo, às 19h, sempre seguidas de debates, com média ainda de 15 participantes, devido à dificuldade com tecnologia, mas sem a mesma contribuição voluntária. O público do cineclube é formado por professores, artistas, médicos, psicólogos e aposentados, sendo a maioria “jovem há mais tempo”, com diferentes visões de mundo, mas unidos pelo cinema e pelos direitos humanos.

Endereço (Cidade, Bairro, Rua e Cep):

Petrópolis

- Centro -

Oscar Weinschenck, 300 -

25685-350

E-mail

cinecluberaullopes@gmail.com

Tel. Celular

(24) 9-8112-8903

Tel. Fixo

(__) ____-____

Comprovação Cultural

Redes Sociais

Compartilhe

Compartilhe com seus amigos, familiares e conhecidos esse perfil e ajude mais ainda a divulgar o trabalho desse profissional da cultura!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

MAIS PROFISSIONAIS

Lilia Monteiro

Lilia Monteiro é cineclubista, prod. cultural, pesquisadora e professora. Estudou Letra...

Leia Mais...

Lilia Olmedo

Leia Mais...

Rocha

Cineclube itinerante com foco em direitos humanos. Filmes, debates e formação audiovisu...

Leia Mais...