"A imaginação é mais importante que a ciência, porque a ciência é limitada, ao passo que a imaginação abrange o mundo inteiro."
Cineclube Raul Lopes
Nome Artístico / Nome Fantasia
Espaço -
Cineclubista
Sobre
O Cineclube Raul Lopes é um espaço de convivência e de debates sobre filmes. Sem fins lucrativos, era um suporte pedagógico para as atividades da Escola Cultural e aberto ao público.
Experiência
Cineclube físico e agora online:
O Cineclube Raul Lopes é um espaço de convivência e de debates sobre filmes. Sem fins lucrativos, era um suporte pedagógico para as atividades da Escola Cultural e aberto ao público. A programação de 3 a 4 dias semanais, contava com Mostras temáticas ou “de sugestão dos amigos”; filmes inéditos em Petrópolis aos sábados e eventos mensais às sextas como “Cinedebate dos Idiomas” (debate no idioma do filme exibido, mediado por um Professor da Escola Cultural); “CineFilô” e “Debate com convidados” – professores ou especialistas, ou às vezes o próprio diretor do filme exibido.
Com direção de Lilia Monteiro, o cineclube leva o nome de um ilustre cidadão de Petrópolis, que além de cineclubista – Cineclube Chaplin na década de 80 – participou ativamente na construção e resgate da cultura da cidade. O Cineclube Raul Lopes funcionava na residência em que morou quando era vivo, para nos inspirar em nossos encontros!
Para participar das sessões e debates presenciais era necessário fazer reservas, pois o Cineclube tem apenas 20 lugares. As sessões eram gratuitas, mas os participantes eram estimulados a contribuírem voluntariamente para a manutenção do espaço que oferecia café, bolinho e pipoca!
Hoje, as sessões acontecem por meio do aplicativo Zoom, de quinta a domingo, às 19h, sempre seguidas de debates, com média ainda de 15 participantes, devido à dificuldade com tecnologia, mas sem a mesma contribuição voluntária.
O público do cineclube é formado por professores, artistas, médicos, psicólogos e aposentados, sendo a maioria “jovem há mais tempo”, com diferentes visões de mundo, mas unidos pelo cinema e pelos direitos humanos.