Busca e Pesquisa

"A imaginação é mais importante que a ciência, porque a ciência é limitada, ao passo que a imaginação abrange o mundo inteiro."

CDDH-PETRÓPOLIS

Nome Artístico / Nome Fantasia

Pessoa Jurídica -

Arte Educador

Sobre

O Centro de Defesa dos Direitos Humanos é uma instituição que atua na defesa e promoção dos direitos humanos utilizando várias estratégias para a realização de seu principal objetivo que é o Servir à Vida. No conato com comunidades e no atendimento à demandas espontâneas, busca conscientizar a população para direitos individuais, coletivos, políticas públicas e a dimensão da solidariedade e coletividade. Nos diversos projetos que implementa para a execução de seus objetivos, se utiliza da educação popular e da escuta como principal tomada de vínculo com o público participante das atividades. Com o entendimento de fazer parte dos processos como integrante menos importante, a instituição tem como prioridade o empoderamento de coletivos para que busquem participação política enquanto sujeito de direito, criticando e propondo alternativas para a solução de problemas vivenciados diariamente pelo próprio grupo. O CDDH é instituição de assessoria, de educação para a emancipação. Não representa qualquer grupo, mas torna os grupos senhores de suas lutas e protagonistas de suas histórias

Experiência

Para o cumprimento dos objetivos da instituição, foram e são utilizadas diversas ferramentas culturais ao longo de seus 40 anos de existência formal. O CDDH foi pioneiro na edição e exibição do TV na Rua, entre os anos 80 e 90, coletando através de vídeo, críticas, sugestões e os problemas das comunidades a partir das falas das lideranças e demonstrando à toda a cidade no Calçadão do CENIP. A parte artística também sempre fez parte das atividades, sendo o teatro muitas vezes utilizado nas atividades. A busca pela arte e ecologia, enquanto integração, fez surgir o projeto “Filhos da Terra” que produziam cartões, abajures, quadros e gravuras com elementos descartados pela natureza e esse aprendizado foi passado para muitos jovens que frequentaram o projeto Florescer por mais de 10 anos, na intenção de sensibilizar para a arte, pelo respeito à ecologia e para a geração de renda do grupo. Em 2010 se tornou ponto de cultura na cidade e ampliou ainda mais os eventos denominados “Diálogos CDDH” com temas disparadores a partir de livros ou filmes e pessoas influentes no assunto. Em 2006 o CDDH iniciou as atividades do Coro Nheengarecoporanga composto por jovens que faziam parte dos demais projetos da instituição e que cantavam músicas que debatiam direitos humanos, diversidade cultural e abriu possibilidades para vários dos seus participantes que hoje atuam no ramo da música individualmente. O Coro se apresentou em diversos municípios, eventos e chegou a ganhar o Prêmio Guerra Peixe. Atualmente, o CDDH continua desenvolvendo o projeto “Diálogos CDDH”, reuniões de formação nas comunidades Vila Popular, Vila de Sete Casas e Quilombo da Tapera com jovens e atua com o Cine Pipoquinha com as crianças da Vila São José e da Comunidade Oswaldo Cruz.

Endereço (Cidade, Bairro, Rua e Cep):

Petrópolis

- Centro -

Monsenhor Bacelar, 400 -

25685-143

E-mail

cddh@cddh.org.br

Tel. Celular

(24) 2-2482-304_

Tel. Fixo

(24) 2242-2462

Comprovação Cultural

Redes Sociais

Compartilhe

Compartilhe com seus amigos, familiares e conhecidos esse perfil e ajude mais ainda a divulgar o trabalho desse profissional da cultura!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

MAIS PROFISSIONAIS

Patricia Freitas

Leia Mais...

Artes Kairós

Sou Edna Fernandes Tosta, iniciei nos estudos da dança em 1983 à 1994, passando por imp...

Leia Mais...

Brenda Lima

Nascida na cidade de Petrópolis/RJ, mais especificamente no buraco do sapo-14bis, Brend...

Leia Mais...