Busca e Pesquisa

"A imaginação é mais importante que a ciência, porque a ciência é limitada, ao passo que a imaginação abrange o mundo inteiro."

CDDH-PETRÓPOLIS

Nome Artístico / Nome Fantasia

Pessoa Jurídica -

Arte Educador

Sobre

O Centro de Defesa dos Direitos Humanos é uma instituição que atua na defesa e promoção dos direitos humanos utilizando várias estratégias para a realização de seu principal objetivo que é o Servir à Vida. No conato com comunidades e no atendimento à demandas espontâneas, busca conscientizar a população para direitos individuais, coletivos, políticas públicas e a dimensão da solidariedade e coletividade. Nos diversos projetos que implementa para a execução de seus objetivos, se utiliza da educação popular e da escuta como principal tomada de vínculo com o público participante das atividades. Com o entendimento de fazer parte dos processos como integrante menos importante, a instituição tem como prioridade o empoderamento de coletivos para que busquem participação política enquanto sujeito de direito, criticando e propondo alternativas para a solução de problemas vivenciados diariamente pelo próprio grupo. O CDDH é instituição de assessoria, de educação para a emancipação. Não representa qualquer grupo, mas torna os grupos senhores de suas lutas e protagonistas de suas histórias

Experiência

Para o cumprimento dos objetivos da instituição, foram e são utilizadas diversas ferramentas culturais ao longo de seus 40 anos de existência formal. O CDDH foi pioneiro na edição e exibição do TV na Rua, entre os anos 80 e 90, coletando através de vídeo, críticas, sugestões e os problemas das comunidades a partir das falas das lideranças e demonstrando à toda a cidade no Calçadão do CENIP. A parte artística também sempre fez parte das atividades, sendo o teatro muitas vezes utilizado nas atividades. A busca pela arte e ecologia, enquanto integração, fez surgir o projeto “Filhos da Terra” que produziam cartões, abajures, quadros e gravuras com elementos descartados pela natureza e esse aprendizado foi passado para muitos jovens que frequentaram o projeto Florescer por mais de 10 anos, na intenção de sensibilizar para a arte, pelo respeito à ecologia e para a geração de renda do grupo. Em 2010 se tornou ponto de cultura na cidade e ampliou ainda mais os eventos denominados “Diálogos CDDH” com temas disparadores a partir de livros ou filmes e pessoas influentes no assunto. Em 2006 o CDDH iniciou as atividades do Coro Nheengarecoporanga composto por jovens que faziam parte dos demais projetos da instituição e que cantavam músicas que debatiam direitos humanos, diversidade cultural e abriu possibilidades para vários dos seus participantes que hoje atuam no ramo da música individualmente. O Coro se apresentou em diversos municípios, eventos e chegou a ganhar o Prêmio Guerra Peixe. Atualmente, o CDDH continua desenvolvendo o projeto “Diálogos CDDH”, reuniões de formação nas comunidades Vila Popular, Vila de Sete Casas e Quilombo da Tapera com jovens e atua com o Cine Pipoquinha com as crianças da Vila São José e da Comunidade Oswaldo Cruz.

Endereço (Cidade, Bairro, Rua e Cep):

Petrópolis

- Centro -

Monsenhor Bacelar, 400 -

25685-143

E-mail

cddh@cddh.org.br

Tel. Celular

(24) 2-2482-304_

Tel. Fixo

(24) 2242-2462

Comprovação Cultural

Redes Sociais

Compartilhe

Compartilhe com seus amigos, familiares e conhecidos esse perfil e ajude mais ainda a divulgar o trabalho desse profissional da cultura!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

MAIS PROFISSIONAIS

DE SOUZA

Leia Mais...

Sandra Urselino

Trabalho com a dança a 18 anos. Faço trabalhos voluntários nas comunidades de Petrópoli...

Leia Mais...

Artes Kairós

Sou Edna Fernandes Tosta, iniciei nos estudos da dança em 1983 à 1994, passando por imp...

Leia Mais...