Busca e Pesquisa

"A imaginação é mais importante que a ciência, porque a ciência é limitada, ao passo que a imaginação abrange o mundo inteiro."

Casa Stefan Zweig

Nome Artístico / Nome Fantasia

Espaço -

Outra

Sobre

Museu e Memorial do exílio: inaugurada em julho de 2012 por iniciativa do jornalista Alberto Dines em Petrópolis, Estado do Rio de Janeiro, a CASA STEFAN ZWEIG está definitivamente integrada ao roteiro turístico e à agenda cultural da cidade. Apoiada por ume entidade privada sem fins lucrativos, abriga um museu dedicado à memória do escritor e pacifista europeu que se refugiou no Brasil e ali morreu com sua mulher Lotte, em fevereiro de 1942. Além da vida e da obra do escritor, a CSZ tem por missão divulgar – principalmente entre os jovens – o ideário do escritor austríaco: humanismo, tolerância, união espiritual do mundo. A Casa Stefan Zweig também é um Memorial do Exílio, em homenagem a centenas de refugiados que vieram ao Brasil entre 1933 e 1945 e fizeram importantes contribuições à cultura e à ciência. Coordenado pelo historiador Fabio Koifman, o programa Memorial do Exílio traz ao público as biografias de exilados que deixaram seus traços no Brasil. Os objetivos – formar público, criar um centro com variada oferta cultural, oferecer oficinas de capacitação para professores, atrair visitantes jovens, melhorar a acessibilidade – têm sido plenamente atendidos. A CSZ conta com uma boa visibilidade nos meios de comunicação e nas redes sociais. Através de convênio com o Serviço Austríaco de Memória do Holocausto, contamos sempre com um jovem estagiário. Lançamos várias publicações (Stefan Zweig no país do futuro, O Caso Germani, A rede de Amigos de Stefan Zweig, sua última agenda) e a conferência Unidade Espiritual do Mundo, proferida por Stefan Zweig no Rio de Janeiro em 1936. Estamos preparando um Dicionário dos refugiados do nazifascismo com mais de 300 verbetes. A CSZ é parceira da Editora Zahar na reedição das principais obras de Zweig no Brasil. Produzimos oito produtos audiovisuais disponíveis também no nosso website, além do totem interativo Canto dos Exilados, que virou uma das grandes atrações da casa. Produzimos também a série Canto dos exilados, que foi ao ar com sucesso no canal Arte 1 e no Eurochannel. Organizamos campeonatos e aulas de xadrez. Com nosso tabuleiro gigante e as mesinhas na varanda, o clube local de xadrez organiza vários eventos na CSZ. Temos amplo acervo documental e bibliográfico, parcialmente catalogado, à espera de espaço físico. Temos uma parceria com o Stefan Zweig Centre de Salzburg, Áustria, e cultivamos laços com centros de pesquisa nacionais e internacionais sobre os temas literatura e exílio.

Experiência

Visitação, escolas, agenda cultural: A CSZ recebe, em média, 16 visitantes por dia, sendo 70% brasileiros e 30% estrangeiros. Visitação escolar: há quatro anos, a Casa Stefan Zweig recebe escolas das redes pública e privada, oferecendo visitação, aulas vivas de História, transporte e lanche. Eventos culturais: realizamos, em média, um evento por mês, aberto ao público em geral e gratuito, com casa fica lotada. Para exemplificar escolhemos alguns eventos realizados nos últimos três anos. 2019: exposição Três gravuristas: Fayga Ostrower, Lasar Segall e Axl Leskoschek, show Daniela Spielmann, palestra/leitura de Paul Voerkel, recital do Madrigal do Leme, inauguração de obra doada pelo artista plástico Luis Aquila. 2018: exposição Migrações, de Luiz Áquila, Raízes alemãs do sionismo, exposição do Leo Baeck Institute de Nova York, trazida pela embaixada da Alemanha. Encontro Literatura e política: diversidade cultural em tempos de migração e nacionalismo, em cooperação com a Fundação Konrad Adenauer e o Cebri Centro Brasileiro de Relações Internacionais). Música: Show dos músicos Nina Miranda, Daniel Jobim e Mariano Trio. Apresentação do Coral Municipal de Petrópolis, maestro Marco Aurélio Lischt, Apresentação do duo Peranzzetta/Senise com Música de Cinema. Oficina de cordas coordenada pelo violinista austríaco David Frühwirth com jovens instrumentistas do programa Ação Social pela Música no Brasil Recital das cantoras líricas Carolina Faria e Michele Ramos

Endereço (Cidade, Bairro, Rua e Cep):

Petrópolis

- Valparaíso -

Rua Gonçalves Dias 34 -

25655-122

E-mail

contato@casastefanzweig.org

Tel. Celular

(24) 2-2454-316_

Tel. Fixo

(__) ____-____

Comprovação Cultural

Redes Sociais

Compartilhe

Compartilhe com seus amigos, familiares e conhecidos esse perfil e ajude mais ainda a divulgar o trabalho desse profissional da cultura!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

MAIS PROFISSIONAIS

tramit

Vivenciei as mais diversas experiências no campo da comunicação e da imagem. Meu objeti...

Leia Mais...

Tenda Espirita Santa Rita de Cássia

Leia Mais...

DJ LUAN BENER

Leia Mais...