O Cinema360° é um conjunto de ações de formação, produção, exibição que, desde 2008, organiza sessões de filmes para os mais variados públicos com as mais variadas programações. Com foco no Cinema Nacional Independente, sua missão é proporcionar sessões que instiguem o pensamento e o olhar, aproximando o público de um conteúdo raramente disponível nas salas de exibição. Estes encontros, antes presenciais e tão fundamentais, agora se darão através da conexão das pessoas nas redes. Nossa proposta é construir uma teia de realizadores, produções e público a fim de inventar novas formas de assistir filmes juntos.
As sessões serão transmitidas pela página do Cinema360°,
https://www.facebook.com/Cinema360graus/
E no canal do Cinema360°,
https://www.youtube.com/channel/UCMZ260gYMycjKz4ACH2i-KQ
Projeto contemplado pelo Edital 001/2020 da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa – SECEC – RJ “CULTURA PRESENTE NAS REDES”
PROGRAMAÇÃO
Sessão 3
22/08/2020, sábado, das 20h às 22h
- “Uma noite do século” Episódio 3 – Claudius de Élerson Tuza, ficção, 14’13”, RJ, 2017.
Sinopse: Microsérie baseada no livro Noite na taverna, do Álvares de Azevedo. Produzido pelos alunos do Ensino Médio Integrado em Áudio e Vídeo do C.E. D Pedro II.
- “A missão dos magos” de Mariana Rocha
Documentário, 22’37”, RJ, 2019.
Sinopse: O festejo de Folia de Reis, trazido ao Brasil pelos portugueses, é comemorado até hoje em diversos municípios do interior do Rio de Janeiro, mas em Petrópolis resiste nas memórias de Seu Eugenio, Seu Jorge e Seu Juquinha, nossos três entrevistados.
- “Rolezin da Liberdade” de Lorran Kasesky
Documentário, 08’32”, RJ, 2017.
Sinopse: O filme aborda a realidade do movimento de ocupação da Praça da Liberdade, trazendo à tona a discussão do espaço público e a segregação sócio espacial.
- “Quindins” de David Mussel e Giuliana Danza, animação, 09’17”, RJ, 2010.
Sinopse: Retrata a história de uma esposa dedicada, que decide parar de comer quindins para salvar a vida do marido. Mas, no leito de morte, ele revela um grande segredo que muda a vida do casal.
- “Memórias do Subdesenvolvimento” de Alexandre Pena , documentário, 59’, RJ, 2015.
Sinopse: O Acervo Cesar Nunes e tantos outros acervos culturais do Brasil estão em situação de esquecimento. A questão do armazenamento digital, a valorização do futuro.
#EditalCulturaPresenteNasRedes #CulturaPresenteNasRedes #CulturaPresente #SececRj #GovRj #QuarentenaCultural